SEJA LIVRE, JESUS TE LIBERTOU

Prezado leitor,



Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo, igreja, denominação ou organização religiosa. Não sou pastor, padre ou algo assim. Sou uma pessoa comum como você. O Senhor Jesus me encontrou e me salvou, e esta é a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo.


Para aprender mais sobre a Bíblia, assine Chapter-a-Day, um estudo bíblico diário enviado por e-mail.
Clique aqui para assinar, ou use o formulário abaixo. É grátis.

Mario Persona

contato@mariopersona.com.br



PROFETA ISAIAS......Entenda!

Quando estamos honestamente buscando a promoção da glória e da causa de Cristo, nos regozijaremos em quem quer que Ele possa usar.

ISAÍAS 1, Vers. 1-15

Não comentaremos todos os capítulos deste livro, já que alguns podem achar difícil de entender. Todavia, se você tiver tempo, leia os capítulos que forem omitidos. Começando com Isaías, até o fim do Antigo Testamento, temos dezessete livros das Escrituras, os quais predizem o futuro. Ninguém além de Deus pode prever o futuro com exatidão. Deus falou a estes profetas, e lhes disse o que deveriam dizer. Mas Ele nos diz que todas estas coisas aconteceram e foram todas escritas para nossa instrução e aviso. 1 Coríntios 10:11. A profecia trata, em sua maior parte, da Terra e não do céu. Isaías nos dá a maior e mais extensa visão do futuro do mundo. Os outros profetas tratam de pequenas seções do futuro. Isaías viveu durante o reinado de quatro reis de Judá, ou aproximadamente de 765 AC a 700 BC.

Is 1:1-9 Um resumo de todo o livro de Isaías; Deus amava muito Israel, mas por haverem se desviado dEle, Ele deve castigar Judá e sua capital Jerusalém por causa de toda a sua maldade. As outras 10 tribos já tinham sido levadas para o cativeiro. Este terrível evento deveria lhes ter mostrado que Deus tinha executado Seus avisos, e permitido que 10 tribos (o reino de Israel) fossem levadas cativas. Elas nunca foram trazidas de volta (cerca de 2.700 anos atrás). Mas o reino de Judá continuou em sua impiedade.

Is 1:10-15 Todos os seus atos religiosos não passavam de aparência. Deus odeia esse fingimento.

#820

Toda Bíblia deveria ser encapada com couro de sapatos.

Isaías 1, Vers. 16-31

Is 1:16-20 Maravilhosos versículos. Deus lhes implora. Não importa o quão maus eles fossem, se tão somente se voltassem a Deus, Ele os purificaria.

Is 1:16-17 Repare nas 4 últimas palavras do versículo 16 e nas 4 primeiras do versículo 17. Devemos agir nesta ordem. Estamos fazendo assim?

Is 1:18-20 O Senhor não estava deixando passar os seus pecados, mas queria que soubessem que se tão somente entendessem a seriedade de seus pecados, Ele alegremente lhes daria as boas vindas para que fossem a Ele e confessassem. Podemos usar este versículo para pregar o evangelho hoje porque trata-se realmente da mesma história, exceto pelo fato do sangue de Cristo ter sido já derramado. Para eles tratava-se de uma conversão nacional ao Senhor. Para nós, é individual.

Is 1:21-23 Mas eles não queriam ouvir. Exatamente como acontece com o mundo de hoje.

Is 1:24-31 Todavia Deus irá trazer salvação a eles no final. Trata-se de uma salvação na Terra, e acontece depois que nós, os crentes, tivermos sido levados para estar com o Senhor Jesus.

#821

Todas as verdades da Bíblia são práticas, e não teóricas. Se estivermos crescendo no conhecimento, devemos estar crescendo em graça. (2 Pedro 3:18).

Isaías 2

Is 2:1-4 Um lampejo do futuro distante de Judá. Após os sete anos de tribulação, o Senhor volta em glória e estabelece o Seu reino por 1.000 anos, o milênio. Estes versículos referem-se àquele tempo ainda futuro.

Is 2:6-19 Uma tradução mais precisa da metade deste versículo é... "porque eles estão cheios daquilo que vem do oriente". Hoje, as lojas têm muitas coisas e produtos originários do Oriente, o que nos faz entender o quão próximos estamos do cumprimento destes versículos. Mas antes de Israel ser introduzido nesse maravilhoso tempo de bênção nesta Terra, haverá um longo período de abandono da parte de Deus. Estes quatorze versículos falam daqueles dias. Na verdade, poderíamos dizer que eles vão to tempo em que o reino de Judá foi levado para a Babilônia (logo depois de Isaías ter escrito este livro) até hoje, seguindo depois até após nós os crentes termos sido levados para estar com o Senhor, seguindo-se o tempo de tribulação.

Is 2:20-22 Apenas um sussurro de quando Israel começa a se humilhar, e então vêm os dias gloriosos dos 1.000 anos do milênio que descerão sobre este mundo. Mas nós os crentes estaremos com o Senhor antes que chegue aquele dia.

#822

Se não aprendermos a ser pacientes, provavelmente não aprenderemos coisa alguma.

ISAÍAS 5

Is 5:1-15 Deus plantou esta videira, esperando por fruto, mas Ele só achou fruto selvagem e sem utilidade.

Is 5:7 Por várias vezes temos lido do quão desobediente foi Israel, apesar de toda a bondade de Deus durante toda a sua história; Sua vinha é uma figura de Israel.

Is 5:16-19 O futuro, depois de termos sido levados para o céu. Trata-se do milênio, quando o bendito Senhor Jesus será Rei sobre a Terra.

Is 5:20-24 Quando as pessoas abandonam a Palavra de Deus, tudo fica confuso para elas (mas não entende isto). Ele não pode nos abençoar se formos desobedientes à Sua Palavra.

Is 5:25-30 Deus irá castigar Israel com severidade, logo antes do Senhor Jesus retornar. Estes versículos referem-se ao tempo chamado dia da tribulação.

#823

O contato com o mal, não importa de que modo, corrompe, pois temos uma natureza que responde ao mal.

ISAÍAS 6

Is 6:1-6 Um serafim é um ser celestial, possivelmente como um anjo. Eles estão preocupados com a glória do Senhor. Repare no que dizem.

Is 6:5-7 Quando Isaías ouve o que os serafins dizem sobre o Senhor, ele entende que está na presença do Senhor. Isto faz com que ele saiba o quão impuro é. (Este é sempre o resultado quando somos colocados mais próximo do Senhor. Enxergamos o quão descuidados temos sido. Mas quando confessamos ao Senhor as coisas que temos praticado, as quais entendemos que não são do agrado dEle, então Ele nos restaura).

Is 6:8 Agora Isaías está pronto para ser usado pelo Senhor. (Não podemos estar prontos para o uso do Senhor, a menos que tenhamos passado pela experiência de Isaías).

Is 6:9-13 Israel era tão desobediente, que Deus precisa dizer a Isaías que vá e diga a eles que Ele iria cegá-los para que ficassem incapacitados de entender a Deus. (A cegueira está acontecendo hoje em nossas terras. As pessoas não estão obedecendo a Palavra de Deus, por isso 2 Coríntios 4:4 está se tornando verdade. Todos precisamos ser muito cuidadosos para viver tudo aquilo que temos aprendido da Bíblia. Se não o fazemos, não poderemos enxergar com clareza).

#824

Se Cristo não conta com o amor de nossos corações, Ele não irá querer contar com o trabalho de nossas mãos.

ISAÍAS 9

Is 9:6 Repentinamente Deus introduz o Senhor Jesus, sem identificá-Lo. Alguém que será capaz de levar Israel de volta a Deus.

Is 9:14 Durante a tribulação Deus estará agindo em juízo somente sobre Israel. Mas Deus não terminou de tratar com Israel. Os castigos irão crescer em severidade.

Is 9:15-17 Eles escutam com alegria os falsos mestres quando se afastam do Senhor. (O mesmo fazem os crentes, e Satanás tem muitos falsos mestres hoje).

Is 9:18-21 E eles se voltam a uma maior maldade, quando seus corações são endurecidos. A última sentença significa que então Deus irá puni-los ainda mais.

#825

Não somos salvos pelo amor de Deus, mas pela graça de Deus, que é o amor que pagou um preço. (Efésios 2:8,9)

ISAÍAS 18

Um capítulo dos mais interessantes, pois podemos ver nele a previsão de alguns eventos que começam a ser vistos no mundo nos dias de hoje.

Há muitos pensamentos diferentes escritos pelos homens ao longo dos séculos quanto ao significado deste capítulo. Mas os daqueles, que cremos terem examinado com muita diligência cada palavra, parecem concordar que este capítulo refere-se a Israel e a uma nação amiga, não identificada, que envia ajuda. Não queremos escrever de forma categórica sobre isto, mas os eventos recentes no mundo parecem confirmar esta interpretação.

Is 18:1 De uma forma um pouco mais precisa, esta primeira palavra está chamando a atenção para um país que envia embaixadores para, no futuro, tentar ajudar Israel. É traduzida como "Ai". Então vem "que ensombreia com as suas asas", que parece sugerir um desejo de proteger ou cobrir outro que esteja necessitando de ajuda. "Que está além dos rios da Etiópia", (ou Cushe). Isto é além do Eufrates ou do Nilo. (Esta expressão aparece somente duas vezes na Bíblia - Sf 3:10). Portanto, um país distante.

Is 18:2 Esta descrição pode facilmente ser aplicada a Israel, espalhado, desnudado, surpreendentemente ainda existente.

Is 18:3 Todo o mundo é chamado a prestar atenção!

Is 18:4 O Senhor está olhando a partir de um lugar separado (o céu), e parece estar descansando. Um intervalo na colheita, quando não parece acontecer coisa alguma.

Is 18:5 Quanto tudo parece estar indo bem para Israel, repentinamente o Senhor enviará algo que esmigalhará.

Is 18:6 Há devastação por todo lado.

Is 18:7 Mas então! O Senhor irá curar de forma tão completa que parecerá como um belo presente, oferecido ao Senhor onde o SEU nome será honrado sobre a Terra.

#826

Devemos conhecer a verdade com nossa mente; tê-la em nosso coração e vivê-la com nossa vida.

ISAÍAS 21

Hoje lemos do futuro dos negócios, ciências, artes, política e orgulho de empreender deste mundo... tudo que será completamente destruído. A palavra "Babilônia" descreve estas cinco áreas deste pobre mundo sem Cristo.

Is 21:1-10 Refere-se à área em torno da grande cidade de Babilônia. Mas a palavra tem um significado mais amplo, que inclui os cinco pontos que mencionamos acima.

Is 21:11-17 Refere-se às nações em redor de Israel. Elas podem ser identificadas como países árabes.

Deus chama de "deserto do mar". Nas Escrituras "o mar" é uma figura das massas de povos. Os homens podem se orgulhar muito do que fazem, mas Deus aguarda até que tenham chegado ao cume (como Ele fez com a torre de Babel). Trata-se da mesma palavra - "Babel", "Babilônia" - "confusão". Então ele irá destruir tudo. Isso acontece durante aqueles sete anos.

#827

Trata-se de uma grande coisa receber uma bênção, mas trata-se de algo maior ainda ser uma bênção para outros.

ISAÍAS 23

A cidade de Tiro era um grande porto marítimo no Mediterrâneo (atualmente Líbano). Trata-se de uma figura dos negócios e comércio deste mundo. Tudo será destruído pelo Senhor quando Ele vier em Sua glória. Mas no final o Senhor irá usar parte deste comércio terreno para o bem de Seu povo Israel durante o milênio.

#828

A plenitude de Cristo é manifestada pela capacidade de um Cristão dar frutos.

ISAÍAS 24

Este capítulo dá a impressão de que o mundo esteja diante do trono de Deus, como em Ap 20:11-15. Mas aquele grande trono branco de juízo é para indivíduos. Mas aqui trata-se de algo mais amplo e parece que mais áreas estão sendo julgadas pelo Senhor.

Is 24:1-2 Este pobre mundo tenta encontrar sua alegria e prazer longe de Deus. Hoje estamos lendo do terrível fim deste pobre e infeliz mundo tal como é conhecido nos dias de hoje.

Is 24:13-15 Em Israel, no final dos sete anos, haverá um pequeno número de Judeus que verdadeiramente crêem no Senhor. Eles são com freqüência chamados de "o remanescente". Eles devem formar a futura nação de Israel.

Is 24:16-18 Os incrédulos em Israel. Zacarias 13:8 nos fala que 2/3 dos Judeus deverão ser incrédulos e perecerão.

Is 24:19-23 Os dias da grande tribulação, quando este mundo irá balançar como um homem embriagado! Conte quantas vezes a palavra "terra" é usada neste capítulo.

#829

Quando você para de crescer, começa a morrer bem mais rápido. (2 Pedro 3:18)

ISAÍAS 26

Is 26:1-4 Com muita freqüência, quando você lê os profetas do Antigo Testamento, usando as palavras "Naquele dia", está se referindo à época quando Israel terá passado pelo terrível castigo durante a tribulação, por causa de seus pecados passados, e entrado nas bênçãos do milênio. Repare as lindas palavras, "salvação", "justiça", "verdade", "paz", "confiar", "eternamente", "o Senhor Jeová".

Is 26:3 Um bom versículo para se decorar. O versículo anterior aplica-se à toda a nação, mas este versículo é bastante individual.

Is 26:5-11 Haverá muitos incrédulos sobre a terra naqueles sete anos. O versículo 11 significa que quando aqueles incrédulos virem este castigo caindo sobre eles, não crerão que seja Deus fazendo aquilo. Mas, mais tarde, acreditarão e serão envergonhados. Mas os versículos 7 e 9 mostram que haverá alguns crentes entre eles.

Is 26:12-13 O remanescente que crê não pode se gloriar em coisa alguma além do nome do Senhor!

Is 26:14 Aquelas nações que não crerem em Deus devem ser completamente destruídas. Repare nas referências aos "mortos", aqui e no versículo 19. Aqui ela fala do castigo que cairá sobre os Israelitas maus e rebeldes. No versículo 19 refere-se àqueles (o remanescente no futuro) que, em Israel, volta-se ao Senhor. Será uma ressurreição destes.

Is 26:15-19 Apesar de hoje os Judeus que voltaram à sua terra de Israel estarem orgulhosos de si mesmos, aqui ouvimos o que o remanescente crente irá dizer. Eles não dependem mais de si mesmos. Eles dependem somente de Deus.

Is 26:20-21 Aqueles dias serão tão terríveis, que Deus está dizendo ao remanescente que se esconda até que acabe a tribulação.

#830

O senso de responsabilidade deveria levar sempre a um senso de fraqueza.

ISAÍAS 28

Is 28:1-4 Uma leve mudança acontece. Deus começa a tratar das diferentes coisas em Israel que Ele irá julgar - Efraim (este era o nome de uma das tribos, mas é usado com freqü6encia para representar todas as 10 tribos espalhadas). Aprendemos o ponto de vista de Deus sobre as coisas para as quais as pessoas dão grande valor. As duas primeiras são o orgulho e a falta de cuidado por serem ricas - vers. 3.

Is 28:5-6 Mas Deus sussurra algumas poucas palavras de encorajamento para o pequeno remanescente de crentes Judeus. (Não uma coroa de orgulho - versículo 1 - mas uma coroa de glória!)

Is 28:7-13 Deus tem sido paciente com Israel. Ele tentou ensiná-los como se ensina uma criança na escola - "um pouco aqui, um pouco ali". Mas eles não ouviram.

Is 28:14-15 Ao invés disso, eles escolherão o Anticristo (isto ainda é futuro).

Is 28:16-17 Mais uma vez é feita menção do Senhor Jesus aqui. (1 Pedro 2:6 nos dá a chave). Quando Deus julga as coisas, Ele apresenta o Senhor Jesus e Sua cruz.

Is 28:19-29 Esta é a história de um fazendeiro que arranca e joga fora as ervas daninhas (ervilhaca e cominho) para depois plantar sua boa semente (trigo, cevada, centeio). Tudo é uma figura das ações de Deus para com Israel.

#831

A grande utilidade de uma vida é gastá-la em algo que permaneça para sempre. (Efésios 5:16)

ISAÍAS 30

Is 30:1-7 No futuro, Israel tentará obter ajuda das nações ao redor, mas ouça o que Deus diz que acontecerá. (Só os pensamentos de Deus em Sua Palavra podem nos ensinar o caminho certo. Se dependemos de outros ao invés de depender do Senhor, Ele nos envergonhará daquilo que temos feito. O mundo nunca pode nos ajudar.)

Is 30:8-14 Leia estes versículos cuidadosamente para seu próprio bem. Ninguém é pior do que aquela pessoa que conhece o Senhor, desobedece a Palavra de Deus, e então é deixada só pelo Senhor.

Is 30:18 Ele aguarda com paciência por nós enquanto saímos em nosso próprio caminho para descobrir o quanto este é ruim; então Ele nos leva de volta a Si mesmo. Mas se nossa vontade própria continua trabalhando, às vezes Ele nos deixa seguir adiante, cada vez mais longe dEle. Feliz o dia quando voltamos. É isto o que alguns de Israel farão nos últimos dias.

Is 30:19 Este é o princípio do dia do Senhor - o milênio.

Is 30:20 Apesar de terem passado pela tribulação, aqueles que crêem serão introduzidos no milênio.

Is 30:21 Então eles andarão em obediência e serão felizes.

Is 30:22 Então eles se contentarão em se desfazer de tudo aquilo que antes ocupava seus corações.

Is 30:27-28 Leia Apocalipse 19:11-16. Ambos descrevem aquele grande dia quando o Senhor Jesus irá descer do céu, e destruirá todos os Seus inimigos na Terra. (Viremos junto com Ele!).

Is 30:30 Um dia glorioso e maravilhoso que está chegando para nosso bendito Senhor Jesus. Hoje o mundo usa o Seu adorável nome em blasfêmias e maldições. Ele virá em glória e majestade. Todo olho O verá, todo joelho se dobrará diante dEle. Apocalipse 1:7.

#832

Nada pode ser mais sem valor do que se buscar uma posição para si mesmo. É certo que acabará em desapontamento e confusão. O melhor para cada um de nós é sermos achados ocupando o lugar que nos foi designado e fazendo o trabalho que recebemos para fazer, e quanto mais humildes, quietos e despretensiosos formos, melhor.

ISAÍAS 35

Que maravilhoso capítulo. Quando Jesus esteve aqui, Ele amorosamente usou Seu grande poder para curar o doente, triste e pecador. Mas tudo que fez foi apenas um pequeno exemplo do que fará quando voltar. Assim, nosso capítulo no fala daquele doce e glorioso dia quando o Senhor Jesus vem em Sua glória. (E nós viremos com Ele!). Então, os olhos, ouvidos, pés e lábios irão todos louvar a Ele. Você encontra isto aqui?

#833

O crente que é alegre no Senhor invariavelmente leva bênçãos a outros.

ISAÍAS 40

O capítulo de hoje continua a falar do futuro glorioso para Israel; é escrito em uma linguagem tão bela que nos revela a bondade e graça de Deus para com Israel em um tempo ainda futuro neste mundo. Uma parte de Israel (chamada de remanescente), como já aprendemos, terá retornado para o Senhor durante os 7 anos de tribulação logo antes do milênio ter início. São estes que são descritos neste capítulo.

Tente lembrar de duas coisas sobre o futuro: para Israel, Deus ir[a mostrar as Suas glórias e Sua sabedoria neste mundo. Para os crentes (a igreja, corpo de Cristo) Ele irá mostrar a Sua glória e Sua sabedoria no céu. Nunca devemos misturar as duas coisas, pois podemos ver que elas são bem semelhantes. Mas ainda assim, uma é terrena, a outra celestial. Muitos cristãos confundem estas duas coisas.

Algumas Bíblias têm subtítulos no início. Por exemplo, no capítulo 41 algumas podem dizer, "A igreja de Deus é exortada a confiar nEle". Estas afirmações foram escritas por homens que estavam confundindo Israel com a igreja. E muitos ainda o fazem.

Is 40:29-31 Este é o pequeno remanescente daqueles últimos dias.

#834

Quem ainda não está salvo vive um presente que é controlado por seu passado, mas os Cristãos vivem um presente que é controlado por seu futuro. (Filipenses 3:12-21)

ISAÍAS 41

Is 41:1-5 Estes versículos são maravilhosos. É como se Deus estivesse chamando o mundo todo, e dizendo algo assim - "Vamos resolver esta questão de uma vez para sempre".

Is 41:7 Eles consertam todos os ídolos e deuses de metal. Eles examinam a solda para ver se ficará firme! Eles colocam alguns pregos extras nos ídolos de madeira para torná-los mais fortes!

Is 41:21-23 Deus pede aos deuses mortos que anunciem o futuro!

Is 41:24 Deus dá a palavra final. Os deuses são como nada.

Is 41:26-29 As perguntas são feitas - "Podem os ídolos prever o futuro?" Não. Os ídolos são vento e confusão. É triste ter de dizer isto, mas nós crentes às vezes temos "ídolos" também. Qualquer coisa que nos impede de desfrutarmos o Senhor é um ídolo.

#835

Viver a vida na luz do arrebatamento significa correr a corrida olhando para Jesus. Hebreus 12:2

ISAÍAS 42

Is 42:1-4 Três servos de Deus são mencionados em Isaías. (1) Davi 37:35, (2) Israel, como uma nação, 41:8-16 e outros lugares; (3) O Senhor, no capítulo de hoje, versículos 1-12 e em todo o capítulo 49. Você reconhece aquela vida humilde que nunca estava com pressa? Deus sempre teve Seu amado Filho em mente. Abra em Mateus 12:18-21, que ajudará você a entender estes versículos. Pense só no que foi Deus se tornar um Servo tão humilde. O Senhor Jesus é o Servo, e o Senhor Jesus é Deus.

Is 42:7 Nunca nos é falado no Antigo Testamento de algum Israelita que, nascido cego, tivesse recuperado a vista. O Senhor Jesus foi o primeiro a trazer vista ao cego (Marcos 10:46). (Escrito cerca de 600 anos antes dEle vir ao mundo).

Is 42:5-12 Estes versículos todos se referem ao dia quando Cristo voltará em Sua glória.

Is 42:13-16 O que o Senhor fará durante aquele período.

Is 42:17-25 Todos os que se afastam do Senhor para ir a outros deuses (isto pode acontecer quando decidimos em nossas mentes buscar prazer no mundo) acabarão desapontados.

Is 42:24 Aqui nos diz que Deus controlava o que estava acontecendo a Israel. Ele permitia que ladrões viessem e os roubassem. (Assim acontece quando nos voltamos para outras coisas, e abandonamos o Senhor. Ele às vezes permite que entremos em dificuldade. E tudo isso por nos amar muito).

#836

Como posso desfrutar da vinda do Senhor se ela irá destruir muito daquilo que estou procurando construir neste mundo?

ISAÍAS 45

Is 45:1-4 e 13 Isaías escreve o nome de um rei - Rei Ciro, que seria um grande rei Gentio no futuro. Podemos imaginar a surpresa cerca de 175 anos depois, quando apresentaram os escritos de Isaías a este rei da Pérsia e lhe mostraram que seu Deus já lhes havia revelado que aquele rei iria existir! Até mencionando o seu nome! Leia sobre isto em Esdras capítulo 1. Não é de se espantar que ele tenha desejado ajudar os Judeus a reconstruírem sua cidade de Jerusalém.

Is 45:5-25 Maravilhosas palavras de Deus. Leia cuidadosamente. Repare parte do versículo 21, "um Deus justo e Salvador". Não é tremendo? Deus é correto e justo. Mas desde que aquilo foi escrito, o Filho de Deus já veio ao mundo. Ele é o Salvador.

Is 45:22 Tão maravilhoso que faltam palavras. E mesmo assim as pessoas não querem ir a Ele. Preferem seguir em sua miséria e tristeza, e morrer sem salvação.

#837

O ponto mais importante é ser genuíno, e passar pelas duras realidades desta vida com um coração verdadeiramente sujeito a Deus.

ISAÍAS 52

O Senhor aqui chama Israel para que desperte! Ele está quase pronto a anunciar um grande evento.

Is 52:3 Ele lhes diz que tinham se vendido aos Gentios em redor deles e receberam o pagamento, então lhes diz que serão restaurados mais tarde e não lhes será cobrado nada!

Is 52:4 O Senhor recorda a eles os seus tristes dias no Egito e de como eram oprimidos.

Is 52:5 Ele pergunta o que Deus recebeu como resultado. Nada além dos uivos que deram, e Seu Nome sendo blasfemado!

Is 52:6 Então Ele lhes diz que está chegando um dia quando eles saberão que "EU sou" e "Eis-Me aqui". Eles tinham se esquecido completamente do Senhor que tinha feito tanto por eles!

Is 52:7-12 Um grande chamado para Seu povo escutar o que ELE irá fazer por eles! Lemos agora a maior referência de todo o Antigo Testamento acerca do Senhor Jesus morrendo na cruz. Lembre-se de que isto foi escrito 500 anos antes de Ele vir ao mundo! Algumas das mais ternas, doces e tocantes expressões de toda a Bíblia.

Os últimos 3 versículos deste capítulo e todo o capítulo 53 formam um grande "V". Primeiro lemos, nestes 3 versículos, os pináculos e a glória do Senhor Jesus. Então, no capítulo 53, vemos o grande vale, e as grandes profundezas nas quais o Senhor mergulhou em Sua vida aqui no mundo e na cruz. Então, no final deste capítulo, lemos dos pináculos de glória onde Ele será elevado quando em Sua vida ressurreta e glorificada.

Is 52:14 Nenhum rosto humano jamais esteve tão desfigurado quanto o Seu!

Is 52:15 Muitas nações gentias no mundo durante o milênio devem voltar-se ao Senhor e ficarão espantadas com o que aprenderão dEle.

#838

O Cristão deve ser o mais feliz dos homens, mas sua felicidade deve estar naquilo que ele conhece de sua porção em Cristo e com Cristo.

ISAÍAS 53

Este capítulo refere-se particularmente a Israel, mas devemos aplicá-lo a nós.

Is 53:1 Algo como "Mas, oh! quão poucos creram!" Quem ouvirá?

Is 53:2 Aos olhos de Deus, Jesus era como um broto verde e tenro saído de uma raiz em terra seca, mas aos nossos olhos não havia nada nEle que nos atraísse, nada que nos fizesse desejá-Lo (bendito Jesus!).

Is 53:3 Homem de dores, acostumado a sofrer. Voltamos nossas costas para Ele, e olhamos para o outro lado. Não nos importamos.

Is 53:4-5 Nossas dores - nossas tristezas - nossas transgressões - nossas iniqüidades foram imputadas a Ele, e qual foi o resultado? - nossa paz. Fomos curados!

Is 53:6 Somos aqueles que se desviaram como ovelhas.

Is 53:7 Ele foi o Cordeiro que foi levado ao matadouro.

Is 53:8 Depois da prisão e do julgamento, eles O levaram para a morte.

Is 53:9 Ele foi sepultado como um criminoso, mas na sepultura de um homem rico - Mateus 27:57-60.

Is 53:10 Estava nos conselhos de Deus deixar Jesus sofrer, mas Jesus voltaria a viver e o plano de Deus prosperará em Sua mão.

Is 53:11 Quando Jesus vir todos os resultados do castigo que suportou, ficará satisfeito, e Deus será glorificado.

Is 53:12 Para entender este versículo devemos aplicá-lo inteiramente a Israel e a este mundo. Quando isto acontecer, todo verdadeiro crente no Senhor Jesus já estará seguro com o Senhor no céu. Então este versículo se cumprirá no mundo quando o Senhor estabelecer Seu reino mundial. Ele será Senhor de senhores e Rei de reis. Todo olho O verá. A última metade do versículo está dizendo que a razão pela qual Ele será tão vitorioso é Sua vida de obediência e humilhação, Sua morte expiatória e Suas orações.

#839

Tudo o que Deus é não pode ser louvado com menos do que tudo o que é nosso.

ISAÍAS 55

Que capítulo maravilhoso! Que convite! Quão amável da parte de Deus fazer uma tal oferta! É como a mensagem do evangelho hoje. Nos versículos 1-5 temos o convite; nos versículos 6 e 7, o aviso; e nos versículos 8-11 temos a "Palavra".

Is 55:4 A quem você acha que Deus está se referindo quando Ele diz "ele"?

Is 55:6 Hoje este versículo ainda vale. Se o Senhor Jesus vier esta noite, então deixará de valer. "Enquanto se pode achar"; isto é muito sério.

Is 55:11 As pessoas podem zombar da Bíblia, mas repare neste versículo. Um bom versículo para se decorar. Veja se pode repeti-lo sem errar. Acho que é um dos mais negligenciados versículos da Bíblia. Experimente. É um versículo muito, muito importante.

#840

Quando os Cristãos estão crescendo na Palavra, são pacificadores - não criadores de caso - e promovem a unidade da assembléia.

ISAÍAS 57

Nos versículo 1-12 lemos a respeito do mau comportamento da nação de Israel. É Deus Quem fala aqui. Nos versículos 13-19 aprendemos do comportamento do pequeno número de Israelitas obedientes, que chamaremos de "o remanescente".

Is 57:1-2 Uma pessoa justa morre, às vezes jovem, e outros não parecem se preocupar com a razão. Ninguém entende que Deus está levando essas pessoas para que estejam com Ele, e longe dos dias maus que virão.

Is 57:3-12 O povo a que se refere aqui são as pessoas que, durante a tribulação, recusam-se a escutar o Senhor. A maldade delas vai ficando cada vez pior. É sempre assim.

Is 57:9 Isto se refere ao falso Messias. Ele é citado como "o rei". Abra no Evangelho de João 5:3, o Senhor Jesus fala de outra pessoa que virá, fingindo ser o Messias. Aquela pessoa é a mesma de que fala o nosso versículo 9.

Is 57:13 Acontece uma mudança. O Senhor mostra o contraste entre aqueles que dão ouvidos a falsas vozes, deuses e ídolos, e aqueles que confiam nEle. Veja a promessa na última parte do versículo 13.

Is 57:16 Que aviso aqui!

Is 57:18-19 E mesmo assim, que promessas para aqueles que colocariam o Senhor em primeiro lugar!

#841

Existe na sociedade hoje uma situação estranha. Temos mais informação disponível sobre sexo e matrimônio do que jamais tivemos antes, todavia temos mais problemas matrimoniais e divórcios.

ISAÍAS 59

Is 59:1 O Senhor não é fraco demais para salvá-los! E Ele não está surdo!

Is 59:2 Mas seus próprios pecados foram a causa de seus problemas, e a razão de Deus ter ocultado Sua face deles.

Is 59:3-4 Deus viu cada detalhe na vida deles. (E Ele vê em nossa vida também!) É este o nosso problema? Todavia devemos sempre nos lembrar desta diferença: estas pessoas estavam sob a lei. Suas bênçãos dependiam de como eles agiam. Nossas bênçãos dependem inteiramente da obra consumada de Cristo por nós. Mas o gozo de nossas bênçãos depende inteiramente de nossa vida de obediência. Portanto procure se lembrar desta diferença quando ler o Antigo Testamento. As mãos, dedos, lábios, língua, pés e pensamentos deles estavam todos em atividade. Mas para si mesmos, e contra o Senhor que os amava tanto.

Is 59:15 Um versículo muito triste. Aqueles que andam em obediência são atacados. Isto é verdade hoje? Certamente. Quanto mais obediente você for à Palavra de Deus, mais irão considerá-lo de mente estreita. Mas a quem estamos tentando agradar, a Deus ou aos homens?

Is 59:16-20 Deus viu que não havia nenhum homem que os pudesse ajudar, portanto Ele próprio entrou em cena. Isto é exatamente o que o Senhor Jesus veio fazer no mundo como Homem. Maravilhosos versículos, particularmente o versículo 20. Deus sabia que a única forma de Seu povo ser feliz e abençoado, seria ao enviar Seu Filho!

Is 59:21 Mas isto certamente não será por terem feito algo; mas só por Deus ter mudado seus corações; e tudo porque o Senhor Jesus morreu por eles na cruz. Veja como este versículo é confirmado no Novo Testamento, Hb 8:10-13. Há unidade na Bíblia!

#842

O que somos em casa é um índice mais real de nosso caráter Cristão do que o que somos quando estamos em público.

ISAÍAS 62

Maravilhoso capítulo, Isaías diz que Deus não descansará enquanto Israel não for finalmente abençoado!

Is 62:2-4 Às vezes reservamos um tesouro especial para todos poderem ver. É o que o Senhor irá fazer com Israel no "dia do Senhor".

Is 62:5-12 A promessa de Deus para Israel.

Is 62:6 Vigiando e orando, uma boa combinação (Mt 26:41, Mc 13:33, Lc 21:36).

Is 62:10-12 Lembre-se sempre de que a grande bênção em que Israel será introduzido durante o milênio depende totalmente no que o Senhor Jesus fez na cruz por eles. A nação incrédula está agora confiando totalmente no que se gabam de ser a força de seu próprio exército - e não no Senhor. Tudo isso será varrido de cena e uma nação de crentes no Senhor surgirá. Por isso lemos aqui "eis que vem a tua salvação". O Senhor Jesus é a salvação deles (e nossa).

#843

Cristianismo não é uma religião - é uma revelação.

ISAÍAS 65

Is 65:1-5 Agora é Deus que responde. Ele diz que outras nações (os Gentios) que nunca haviam perguntado por Ele agora O encontram. Mas Israel, Seu próprio povo, seguiu seu próprio caminho mau, apesar de Ele estender Seus braços para lhes dar as boas-vindas o tempo todo!

Is 65:5 E eles dizem uns aos outros, "Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu!" (Eles não mereciam qualquer misericórdia).

Is 65:8-16 Nestes versículos encontramos um ponto muito importante. Deus faz de Israel dois grupos para o futuro.
(1) O pequeno grupo que irá crer nEle durante a tribulação. Este pequeno grupo é conhecido com freqüência como "o remanescente" (em nosso capítulo, Ele os chama de "meus servos" e às vezes "meus escolhidos" - vers. 8-10 e 16).
(2) A parte principal da nação de Israel irá ser destruída quando o Messias, o Senhor Jesus, voltar em Sua glória. Você vê isto nestes versículos?

Is 65:17-25 Estes versículos adentram o milênio. As pessoas viverão por todos os 1000 anos (tanto quanto uma árvore - vers. 22, somente o pecador irá morrer antes - vers. 20). Que belo mundo será então. O Senhor Jesus será Aquele para Quem todos olharão.

#844

Existe algo mais profundo que a obediência baseada no dever, e trata-se da obediência baseada na devoção.

ISAÍAS 66

Deus continua com Sua resposta.

Is 66:1-2 Apesar de ter feito o céu e a terra, Deus que lugar alguém poderia edificar para Si que pudesse ser tão bom quanto aquele e, mesmo assim, Ele diz que olharia para o homem que fosse humilde e que tremesse de Sua Palavra.

Is 66:3-4 O povo estava usando qualquer coisa para o sacrifício que oferecia a Deus. Por isso Deus também poderia escolher como tratá-los.

Is 66:5-6 Deus irá castigar os incrédulos em Israel.

Is 66:10-13 Aqui vemos mais uma vez que Deus faz distinção entre aqueles que crêem (quão ricamente serão abençoados! vers. 10-14) e aqueles que não crêem (súbita destruição virá sobre eles, vers. 15-17).

Is 66:19-21 Deus irá enviar aqueles crentes (todos Judeus) a pregar o Evangelho do Reino às nações pagãs durante a tribulação (veja Mateus 24:14).

Is 66:22-24 E assim o nosso querido livro de Isaías termina com estas ricas promessas de bênção para um Israel crente durante o milênio. Há onze coisas "eternas" neste Livro. O Pai, o concerto, o poder, o fogo, o gozo, Deus, a salvação, a bondade, o sinal, o nome, e a luz. A Bíblia é uma "palavra firme" e eterna. 2 Pedro 1:19. Obedeça-a e será feliz. Mas não se esqueça que quando estas coisas acontecerem, nós, os crentes, já estaremos com o Senhor! Isaías é citado em Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos e 1 Pedro.
 
by Norman Berry - 1911-2001
Published by Mario Persona contato@mariopersona.com.br