SEJA LIVRE, JESUS TE LIBERTOU

Prezado leitor,



Esta é apenas uma outra maneira de contar a você que Jesus veio a este mundo para salvar você. Porque Ele ama você.
Clique aqui para saber o quanto. Então, o que VOCÊ fará a respeito? Quer uma idéia? Clique aqui.

Antes que pergunte, este é um site pessoal. Não está ligado, nem pertence, a qualquer grupo, igreja, denominação ou organização religiosa. Não sou pastor, padre ou algo assim. Sou uma pessoa comum como você. O Senhor Jesus me encontrou e me salvou, e esta é a maneira que encontrei de falar dEle a todo mundo.


Para aprender mais sobre a Bíblia, assine Chapter-a-Day, um estudo bíblico diário enviado por e-mail.
Clique aqui para assinar, ou use o formulário abaixo. É grátis.

Mario Persona

contato@mariopersona.com.br



domingo, 30 de maio de 2010

O que significa Abba?

O que significa Abba?

"Abba Pai" são na realidade duas palavras iguais expressas em diferentes línguas. Elas aparecem três vezes no Novo Testamento e têm o mesmo significado. "Abba" significa "Pai" em hebraico. Portanto, no Novo Testamento original está "Abba", em hebraico, seguido do seu equivalente em grego, que foi traduzido para o português sem que a palavra hebraica o tivesse sido. Se ambas as palavras tivessem sido traduzidas, nosso Novo Testamento traria "Pai, Pai". "Abba" era a pronúncia usada no hebraico falado no tempo do Novo Testamento. No Antigo Testamento era "Ab" e não se restringia ao uso de Pai em relação a filhos. Eliseu usou a mesma palavra, no original, com respeito a Elias; os servos a aplicavam a seus senhores, etc. (2 Reis 2.12; 5.13; 6.21, etc.). Jeová perguntou em Jó 28.38: "A chuva porventura tem pai?". No Novo Testamento esta palavra parece ser usada num sentido mais restrito de parentesco (Rm 8.15, Gl 4.6 e Mc 14.36).

Alguns sugerem que as duas palavras, em língua hebraica e em grego, tenham sido colocadas juntas para que tanto aqueles que eram judeus de origem, como aqueles que tinham sido gentios, pudessem igualmente dizer "Pai", cada um na sua própria língua. Deus Se revelou no Antigo Testamento como Jeová, Deus Altíssimo, etc., mas reservou os tempos do Novo Testamento para Se fazer conhecido aos crentes em Seu parentesco de Pai, cf. João 20.17. (Informações tiradas de Concise Bible Dictionary).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Mário